quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Comece a tecer, e Deus lhe mandará a linha!" Provérbio Alemão
:)
Acreditar!! =)

sábado, 29 de agosto de 2009

A comunicação

Quando duas pessoas estão conversando, as palavras transmitem somente 7% da comunicação. O restante da mensagem é passado através dos gestos, do tom da voz, das expressões faciais e da postura do corpo. Isso pode fazer com que a comunicação seja eficaz ou não.

O conselheiro Norman Wright divide a comunicação em cinco níveis. O nível 1 é o mais profundo e o nível 5 é o mais superficial.

Nível 5 – Comunicação Superficial. Este é o nível de chavões como: “Olá! Como vai?” É uma conversa onde não se compartilha detalhes pessoais. Se a comunicação ficar neste nível, o relacionamento vai ficar maçante. Isso resultará em frustração e ressentimento.

Nível 4 – Comunicação de Idéias e Julgamentos. Neste nível, as pessoas apenas trocam informações, mas não fazem seus comentários, não dão opinião. Como os homens não gostam muito de expressar sentimentos, eles podem ser tentados a se comunicar neste nível.

Nível 3 – Comunicação Afetiva. É quando a conversa começa a ter a expressão de alguns sentimentos e opiniões. Aqui começa realmente uma comunicação de relacionamento.

Nível 2 – Comunicação de Sentimentos e Emoções. Neste nível, você fala sobre o que vem de dentro. Você não esconde os sentimentos de raiva, de ressentimento ou de alegria. Se você compartilhar suas experiências com sinceridade , mostrando que valoriza o que ele também sente, o relacionamento de vocês será enriquecido e ampliado.

Nível 1 – Comunicação Profunda. É quando a comunicação emocional e pessoal é completa. É claro que expressar os sentimentos mais íntimos pode envolver um risco de rejeição. Mas para que o relacionamento cresça, é necessário este nível de comunicação.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Talk !

Por Iohan Alevato Diniz

Às vezes tenho uns pensamentos estranhos... Umas dúvidas que persistem em ficar na mente. E esses dias veio uma intrigante... O que seria do mundo hoje sem o Google? Bem, não sei ao certo o tamanho do estrago. Mas caso todos os data centers da Google fossem perdidos, junto com todos os backups e a ferramenta deixasse de existir, grande parte do conhecimento também seria perdido. Não que o Google tenha o conhecimento, mas ele é hoje a ferramenta que liga as pessoas à fonte de conhecimento.
Antigamente, num mundo sem google, sem internet, sem carros, sem conhecimento avançado da ciência, sem Coca-Cola (você deve estar pensando "Existia vida nessa época?". Calma, vai piorar...), o conhecimento era passado de pessoa para pessoa. E este conhecimento perdurava. Temos notícias que nossos tatara-tatara-tatara-tataravôs e vós tinham uma mente com capacidade de armazenamento de informação trementamente maiores que as nossas de hoje. Tudo bem, sei que eles não tinham trocentas senhas pra recordar, não precisavam ter conhecimentos de matemática, física, química, biologia, geografia, word, excel, e uma língua extra (no mínimo), muito menos precisavam saber que lavando as mãos com álcool gel reduzimos em 95% as chances de contrairmos uma H1N1. Mas mesmo assim, grande parte do conhecimento que temos deles foi passado de geração a geração, até serem persistidos de forma escrita.
Mas durante esse looongo caminho, histórias foram perdidas. Histórias que talvez poderiam fazer diferença na nossa vida hoje. Ou não. Mas o fato aqui é que sem a comunicação o conhecimento não seria passado e a história ficaria perdida no meio do caminho.
E hoje, essa passagem de conhecimento continua a ser importante?
Ontem aprendi de uma forma dolorosa e construtiva que, sim, continua a ser importante... E muito.
Confesso que comunicação nunca foi meu forte. E sabe aquelas dúvidas que eu mencionei acima? A maior de todas é que não sei como consegui conquistar uma namorada linda e completa, mesmo eu sendo assim desse jeito. (Adendo: Um dia descubro... Mas não conto pra ninguém :) ).
Diante disso, dei uma pesquisada na net (no Google, lógico), a respeito da importância do diálogo. O fantástico Wikipedia me disse que diálogo é "uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas", ou seja, a conversa, bate-papo, fofoca de todo santo dia.
Mas continuando a pesquisa, ví essa declaração:
"Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economia do tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objetividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais. A conversa, por exemplo, é um gênero bastante desprestigiado nas teorias discursivas, isso porque conota temas aleatórios, desnecessários e que, por isso, não produzem resultados concretos."
Bem... Por ser cheio de palavars difíceis, entendí só metade... Mas essa metade é uma realizade cruel. Temos deixado esta preocupação com economia de tempo invadir nossos relacionamentos pessoais de tal forma a ponto de prejudicá-los. Com quantos de nossos amados próximos temos falhado em ter um diálogo aberto?
Temos centenas de amigos no Orkut (só não são milhares graças a limitação em 1000 da rede social), outra centena de contatos no MSN, e, agora sim, milhares de seguidores no Twitter... Com quantos desses temos tido um contato real?
Um desafio pessoal legal de ser proposto é escolher um dentre estes vários contatos virtuais para passar a ter contato real. Indiretamente fiz isso há 4 meses, e fui presenteado com uma pessoa significativamente importante em minha vida hoje, que me deu um novo e fantástico sentido em minha vida. Basta a mim, deixar de lado a economia de tempo que os tempos modernos exigem e passar a ter um relacionamento verdadeiro, comunicativo, com pessoas que amamos e queremos bem... Como nossos tatara-tatara-tatara-tataravôs e vós. Muita coisa poderia ser evitada com essa simples atitude estivesse presente em nosso dia-a-dia atarefado... Afinal, não podemos dizer que não temos tempo. Se dissemos isso, é porque este tempo é mal administrado (experiência própria...).

"Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos."
Winston Churchill


E lembrem-se: Use sempre filtro solar. =)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Obrigada


"Paraná registra a temperatura mais baixa do ano na madrugada desta quinta"

É realmente ta frio! Muito muito muito frio! e isso tende a piorar e muito.
Segundo esécialistas sobre tempo, as temperaturas irao aumentar nos proximos dias ...
Já as noticias do Criador do universo não sao as mesmas ...

"E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará."Mateus 24:12

Sabe hoje mais do que nunca eu vi isso, e não vi nos outros, ví em mim mesma ...

Deixa eu começar pelo inicio, e voces vao entender o obrigada do titulo do post.

Hoje, manha fria, fui pra faculdade, tivemos que fazer uma avaliação em um artigo de alimentos, nada de mais, até a coordenadora vir em sala e dar alguns recadinhos ( nao mto bons)
Disse resumindo que nossos artigos de estagios estavam um lixo e que de hoje em diante seriam cobrados com mais rigor .. e nos deu um modelo. Pra mim nao fez diferença esse recado, fui indiferente.
Mas percebi que outra menina ( do meu grupo ) encheu os olhos de lagrima ...
e ai entao depois que a coordenadora saiu a menina foi bombardeada de perguntas do genero "o que aconteceu?" resultado .. ela nao respondeu .. e saiu tomar agua ..
os comentarios rolaram depois que ela saiu e eu pude entender uma parte da tristeza ..
Ela apresentaria o artigo na segunda feira da semana que vem, estava pronto, e ela teria que refazer segundo o modelo, quem faz faculdade entende, eu tbem choraria.
No momento eu pensei, tadinha, mas nao posso fazer nada. ( é isso que a gente sempre pensa .. e é aqui que entra o verso do inicio do post)
Baixei a cabeça, peguei o caderno dela que estava na minha frente e escrevi ...
"Todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus" e só .. nao fiz nada .. so escrevi
e nao disse uma palavra .. ela é evangelica e entenderia.
Depois disso tive que sair e quando voltei ela ja estava na sala, quando abri a porta ela estava com um sorriso no rosto e disse:

"Obrigada querida"
eu simplesmente me senti extremamente bem naquela hora.

A aula acabou e eu vim embora ...
Quando cheguei em casa enteri deixei minhas coisas e resolvi ir conversar com a minha vizinha
A mae dela .. uma senhora de idade tem cancer .. e na ultima vez que eu a vi na farmacia
algo me disse que eu era a ultima pessoa que poderia falar pra ela sobre Jesus ....
E isso me deixou mto triste aquele dia, pois eu nunca havia dito nada .. tinha sido egoista .. e o tempo já era pouco.
Entao depois de um conselho de um amigo resolvi ir la visita-la algumas vezes ...
talvez nao poderia fazer nada, mas amor nunca é demais.

Então eu desci a rua .. desci .. e voltei e desci e voltei denovo ...
eu simplesmente nao tinha coragem .. eu ia falar o que ????
Ou eu .. oi eu o que? nao sabia, e tive medo ...
Parei no meio da rua e fiquei pensando .. eu quero ir .. eu tenho que ir .. ela tem que saber de Jesus .. mas ao mesmo tempo eu falava que nao podia.. que nao tinha coragem ...
Aí eu pensei .. que nao era da minha conta ...

(aqui entra denovo o verso do inicio do post ... e o amor esfriará) e o tempo estava frio .. mas meu amor estava bem mais .. tava congelado já

Entao eu respirei fundo .. e desci denovo .. bati na porta e falei com a Luci, a tia da internet ... e filha da senhora.
Pedi a permissao para ir la algumas vezes ... e como a senhora nao estava ali ... pedi que me avisasse quando ela voltasse pra casa.
e a resposta foi sim e ..

"OBrigada"

Eu não sei explicar a sensação que eu tive hoje ao ouvir esses dois obrigadas, mas eu sei dizer uma coisa ... o meu amor só nao vai esfriar se eu nao usá-lo ...
e quando eu acho que nao é da minha conta .. é porque eu nao tenho mais um coração e sem um coração é impossivel ter algum amor.

Meu pedido hoje é simplesmente
"cria em mim um coração puro, ó Deus" (salmo 51:10).

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O mesmo discurso



Ontem a noite, acabou a luz em metade da cidade, ficamos off de tudo por cerca de 45 minutos, hoje descobri que a causa foi um caminhão que bateu em um dos terminais de energia da cidade, mas esse não é o foco.
Quando as luzes apagaram, estava no trabalho, e então tivemos que fechar, acima de tudo por segurança, e principalmente por estarmos apenas com um computador ligado ao "nobreack" e o nobreack estava velhho, o que nos deu cerca de 8 minutos de energia ao pc do caixa.
Enquanto estavamos aqui no escuro tentando saber o que fazer, a portas fechadas, começaram a aparecer mtas pessoas na rua. Vinham dos colegios, que sem luz, nao tiveram outra escolha.
Estava muito escuro, e no inicio foi dificil acostumar. E ai comecei a pensar o quão dependente eu era desse mundo, pois meu pensamento de ir embora chegou ... mas o que eu ia fazer em casa sem luz?
Computador? sem chances, Tv? nem a lenha .. Ler? no escuro??
Eu sequer imaginava onde eu poderia encontrar uma vela.
Resumindo, pela primeira vez em varios anos, eu estava pensando em chegar e dormir.

Mas o pensamento maior que ficou no meu coração e na minha cabeça enquanto esperava do lado de fora minha irma trazer a chave .. ( pra ajudar eu tinha esquecido a minha).
era de como o inimigo tinha conseguido fazer as luzes do mundo brilharem mais naminha vida ultimamente.
eu poderia pensar em muitas coisas, mas me veio a mente JEsus.
Eu poderia listar mil desculpas, falta de tempo seria a primeira, mas ai me lembro de Jesus no deserto, com fome, frio, sozinho, e pior, sendo tentado constantemente durante aquele periodo.
Ele poderia dizer depois, eu estava com fome .. estava com sede ...
Mas Jesus disse não pro inimigo, e nao permitiu que nada fosse mais importante que Deus.

O inimigo mostrou a Jesus naqueele dia, glorias e reinos, e nao disse que queria que Jesus fizesse um milagre ou que Jesus desse alguma coisa ... o inimigo disse apenas ...


"tudo isso te darei se prostado me adorares" Mateus 4:9


hoje o discurso é o mesmo pra nós ...